Postagem semanal – Especial de Natal

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019.


Olá Bom Dia Meus amigos e Amigas !!!!

Não postei “O Editorial” no final de semana, porque queria mudar um pouco o que faço todos os anos, resolvi postar um Editorial Especial de Natal, mas não na véspera, no dia mesmo, assim que eu acordasse, iria começar a escrever, deixar os meus pensamentos serem guiados pelos meus sentimentos e colocar isso em palavras. E antecipando, talvez eu faça o mesmo no ano novo.

Primeiro queria falar de família e antes de falar das dos outros, falarei da minha. Venho de uma família tradicional, daquelas chamadas quatrocentonas, com nome de ruas e tudo mais. Coisa que quando somos pequenos é sinal de orgulho e depois, descobrimos que não serve pra nada. Na realidade até mesmo atrapalha. Citando uma amiga, é mais fácil um “ santos “ ou um “ silva “, ser Gay ou Travesti, que um “ monteiro “ ou um “ Fischer “.

Sou de uma família Matriarcal, enraizada nos ensinamentos da AVÓ, que foi quem manteve unida a família depois que perdeu o marido. Venho de uma família grande, com muitos tios, primos e por ai vai. Daquele tipo de família que dia 23 começa a preparar tudo para o dia 24 e 25. Que todos os tios vem em casa, com suas famílias enormes, começando a chegar as 8 da manhã do dia 24 e só indo embora no dia 25.

Lembro das tias, preparando rabanadas, purê de batata com bacalhau, maionese, manjar de coco essas coisas. Dos tios sentados nas mesas falando de trabalho, de futebol, e dos primos, brincando no quintal. Não vu falar aqui de putaria, de pegas, amassos, encoxadas, estou falando de família, de lembranças de natal.

Era um entra e sai direto em casa, nesses dois dias.

Mas, porque estou falando isso ??? Porque pra mim, Natal é família e, mesmo depois que a minha avó morreu, e a família se separou por assim dizer, a tradição deixada por ela se mantém viva até hoje. Cada um dos seus netos, criaram famílias e na casa deles, com seus filhos, é um reflexo, de como era quando eles eram crianças na casa da minha vó. Muitos tiveram famílias grandes, outros nem tanto, mas tudo continua focado na família. Mudaram as comidas, essas coisas, mas continua a reunião e apesar de todas as agruras, a união.

Essas são as minhas boas lembranças do Natal.

Mas nem tudo era assim, haviam os amigos que vinham para nossa casa, aprendi depois isso, que buscavam ali o clima de família que não tinham na sua casa. Não falo de fartura, mas sim de clima de amizade. E hoje é muito mais comum isso do que antes, talvez nossos valores tenham mudado muito.

Queremos estar em companhia de pessoas que façam a gente se sentir bem que, quando dá meia noite, abraçamos e desejamos feliz natal. Queremos trocar presentes de amigo secreto. As vezes, por problemas, dos mais diversos tipos, não passamos o natal com a família e sim com amigos.

Cada um de nós, tem as nossas tradições natalinas, as vezes até criamos novas, outras vezes, mantemos as que aprendemos, para que não seja esquecida. Mas no fim, tudo é valido.

Eu sou fria em três datas do ano, Natal, ano novo e meu aniversário. Tento ainda manter algumas tradições, mas sou fria, não consigo expressar o que sinto nessas datas e apesar de saber o porque sou assim, não consegui trabalhar nisso, Tentei, juro que tentei, mas é frustrante não ter conseguido.

Amo de Paixão, cada amigo que vem me visitar no blog, acho todos mais honestos que muitos que convivem comigo na vida real.

Não percam isso, pelo menos não comigo, continuem sendo verdadeiros.

Espero que tenha passado um ótimo natal e que esse clima perpetue até o ano novo, ao menos

Beijos enormes

Liane Ferraz ( Lia-chan )


21 comentários:

  1. Feliz Natal lia.
    Não podemos esquecer a piada de tiozão "é pavê ou pacume"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei no F5 aguardando o seu editorial de natal 😖

      Excluir
    2. Sim, tem essa piada e tantas outras e outros momentos mas que cada um de nós é que sabemos
      Espero que tenha agradado o editorial

      Excluir
  2. Eu como vc temos as 3 datas,,, acho que as minhas únicas lembranças boas destas datas são quando eu erra bem garoto depois disso foram só decepções infeliz mente hoje prefiro ficar sozinho nestes dias aproveitando minha própria companhia
    Acredito que eu mesmo não consigo fazer muito contra mim mesmo acho que deu para entender
    Bem gatona um feliz natal vamos acreditar sempre que o ano que vem sempre pode ser melhor não é verdade!!!!
    Millllllllllll bjsssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos de nós passamos pelo mesmo, mas poucos sabem reconhecer as frustrações. As vezes, se isolar é a melhor coisa mesmo, outras nem tanto Essa é a parte otimista nossa, o final de ano é o botão reset, e esperamos começar o jogo de novo, mas dessa vez, sabendo como passar de algumas fases

      Excluir
  3. Feliz Natal Tia Lia!!!
    Como posso dizer, Pra mim Natal tb é família, mas gosto mais quando é só minha família (eu, minha mãe e meu irmão mais novo), assim como vc eu não consigo expressar meus sentimentos nessas datas, e as vezes sinto q nem voz eu tenho, Quando tem muita gente em casa... Mas sla, eu acho muito mais "mágico" quando é somente "nós", afinal ficar perto de quem a gente ama não tem preço.. Não q eu não goste dos outros, não é nada disso kkk!!
    PS: Corrigindo algumas coisinhas kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo bem como é isso, queremos alguns momentos pra nós e com quem amamos. Sei que não é que nãp goste de outras pessoas, mas usando uma metáfora, é querer comer panetone na hora do arroz com passas, sem que olhem de um jeito estranho

      Excluir
  4. Feliz nataaal!!!! Espero q vc tenha passado esse natal com quem vc gosta. Eu n comento muito nós seus posts mas eu sempre estou ak te visitando e tudo. Feliz natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, Eu também espero que você tenha ficando com pessoas que amam você e que você ama,

      Excluir
  5. Ehhh natal, feliz natal, pra todos e todas, natal ehhhhh

    Eehhh natal, animação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é, e logo ano novo e as mesmas esperanças novamente

      Excluir
  6. Feliz natal Lia, até estranhei a falta do editorial e pensei que fosse devido ao que disse em outro, sobre ngm se importar/responder. Esse ano foi bem atormentador pra mim, até tentei tratar a depressão só que desisti dos meios convencionais devido ao progresso nulo(psicólogo+medicamentos).
    Enfim eu era bem mais ativo no wordpress e apesar de entrar no blog todos os dias não me senti a vontade de escrever, sabe quando vc sente que não tem nada de realmente bom a entregar pra outras pessoas? Sei bem como é essa sensação de frieza em datas comemorativas já que nunca fui muito sociável, mas deixo aqui meus sinceros votos de felicidade e o agradecimento por estar sempre publicando no site pra colocar um sorriso em estranhos, fazendo o que está ao seu alcance pra melhorar a sua vida e a minha e de outras pessoas.
    Divirta-se e desculpe o textão, tentei escrever pouco mas acabou ficando grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, beirei a um stresse, e nada é comparado a deprassão. E juro não sou daquelas que falam que é frescura. Depressão existe e a melhor forma de encara-la é saber que ela estará ali nos acompanhando por um tempo.Sabe, sou contra remédios, e psicoterapia, ao meu ver ajuda a descobrir a causa, porem não nos dá a solução, só nos guia.
      Escreva quando quiser e achar que deve.Eu as vezes me acho assim, anti-social.
      Não foi textão, escrava quanto quiser

      Excluir
  7. Feliz Natal Liane, de coração! 🤗💕

    ResponderExcluir
  8. Feliz Natal Atrazado kkk<3

    ResponderExcluir

 
Lia-Chan © Copyright 2015 | Template By Mundo Blogger |